Você é uma pessoa de coração duro ou de coração quebrantado?
- Joyce Nascimento
- 31 de jul. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2020
A falta de quebrantamento nos impede de sermos totalmente transformados, nos impede de sermos completamente cheios do Espírito Santo e de alcançar o nível profundo da presença de Deus! Hoje vamos aprender sobre o que é um coração quebrantado, Qual a importância de te-lo e quais suas características.

O que é um coração quebrantado?
Um coração quebrantado é aquele que está completamente entregue para ser transformado, moldado e curado. É aquele que está disposto à expor suas feridas, até mesmo a ser quebrado para ser reconstruído.
É aquele que não reluta em obedecer, que não reluta em perdoar e aceita correção com facilidade... É um coração humilde diante de Deus!
Porque eu preciso ter um coração quebrantado?
Apenas um coração quebrantado está apto a receber a cura, a receber mudança e a alcançar a habitação do Espírito Santo.
Não é possível modelar um barro duro! O oleiro pode até tentar, mas se o barro não estiver maleável, ele nunca se tornará um vaso perfeito, ele sempre se quebrará no meio do processo!
Da mesma forma é com o nosso coração, se entregamos a Deus um coração duro, que reluta em obedecer, que não se abre diante dele, ele continuará moldando, porém o processo será mais difícil, além de vagaroso, pois ele sempre precisará te quebrar e te refazer até que o vaso saia com perfeição! Um objeto duro é mais fácil de ser quebrado que um objeto maleável! Um coração duro está mais propício a passar por processos dolorosos e destrutivos que um coração quebrantado, humilde e aberto à vontade de Deus.
"Quando Jesus Cristo foi batizado, o Espírito Santo veio em forma de pomba e pousou sobre ele. O Espírito Santo encontrou repouso em Jesus porque ele era manso e humilde como um cordeiro, Ele foi o próprio cordeiro de Deus. Pomba só pode pousar sobre ovelha. A pomba não pode pousar sobre boi rebelde e bravo; se pousar, logo vai embora. O Espírito Santo não permanece em um ambiente de rebeldia e soberba". | Pr. Márcio Valadão
Jesus nos dá o exemplo de um coração quebrantado diante de Deus, Ele era totalmente entregue à vontade do Pai, mesmo no momento mais difícil de sua missão, Ele disse em oração a Deus: "Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua" (Lucas 22-42).
O que um coração duro pode me fazer de mal?
Ter um coração duro te impede de se converter e de se tornar uma nova criatura.
Não há transformação em alguém que não aceita a correção, que não se abre para expor seus erros e concerta-los; uma pessoa assim não consegue ser guiada pelo Espírito, pois haverá momentos em que ela vai dizer: "Para lá eu não quero ir" ou "Nesta área da minha vida eu não quero mexer". É aí que surge a famosa frase: "Eu não consigo", mas na verdade, não é que você não consegue, é que seu coração está endurecido e não quer se render!
Um coração duro te impede de ser cheio do Espírito Santo.
Primeiramente, o Espírito Santo não entra em um coração que não se abre para Ele, nem permanece em um coração que não deixa Ele ficar; Ele não vai transformar e tocar nas áreas da vida onde você se fecha e não permite que Ele transforme, e quanto mais você se fecha, menos cheio você será!
Quais as características de um coração quebrantado?
Um coração quebrantado está sempre disposto à se arrepender, e pedir perdão, enquanto um coração duro não quer se render; busca justificativas para os seus erros e se sente ofendido ao ter que pedir perdão a Deus e principalmente aos homens.
Um coração duro não está disposto a concertar seus erros. Se ele mentiu, não volta atrás com a verdade, é mais fácil que na próxima oportunidade ele continue mentindo para não ter que se redimir da mentira anterior. Enquanto um coração quebrantado tem a atitude de Zaqueu, que errou feio, mas se redimiu, não apenas em pedir perdão, mas em restituir até mais do que havia roubado! Inclusive, foi aí que Jesus, vendo o quebrantamento de Zaqueu, afirmou: "Hoje houve salvação nesta casa" (Lucas 19-9).
Um coração quebrantado está sempre pronto a perdoar e por mais que ele não se esqueça do que passou, não leva em conta o que já foi perdoado. Enquanto um coração duro não libera perdão, guarda as mágoas e esconde as feridas, e mesmo se disser que perdoa, num momento de revolta, traz à tona o que afirmou já ter perdoado.

Um coração quebrantado suporta o mal sem reagir, enquanto o coração duro não se deixa ser humilhado e muitas vezes até dá o troco do mal que sofreu. Um coração duro não obedece ao mandamento que diz: "Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, abençoem os que os amaldiçoam e façam o bem aos que os odeiam" (Mateus 5-44). Um coração quebrantado retribui o mal com o bem.
Um coração quebrantado está disposto a servir, enquanto um coração duro não se coloca abaixo de ninguém, até se considera superior e não está disposto a perder. Por querer ser o primeiro, no reino de Deus, acaba se tornando o último.
O coração quebrantado está pronto a obedecer, à confiar na ordenança do seu Deus, por mais que não entenda o motivo, ou não concorde com a causa, mas se entrega como sacrifício vivo à Deus. Não pergunta como, nem onde, nem porque, mas simplesmente reconhece a autoridade de seu mestre. Enquanto um coração duro tem atitudes como a de Jonas, em fugir da vontade de Deus e isso acaba afundando a sua vida espiritual e o levando para longe de Deus.
Quebrantamento não é ser fraco, mole ou dominado; mas é a característica daquele que está firme em Cristo, daquele que se sente seguro em segui-lo, não importa pra onde Ele for, ou o que Ele fizer, está determinado a se entregar ao discipulado do Mestre dos mestres.
Jesus foi enviado aos que estão com o coração quebrantado, Ele entra na vida daquele que se abre para recebe-lo. Ser quebrantado é ser entregue nas mãos do oleiro, permitindo que Ele o molde segundo a sua vontade.
Não há um exemplo maior de quebrantamento que o do nosso mestre Jesus, que se colocou disposto a vontade de Deus, nos serviu, nos perdoou e em obediência ao Pai, aceitou sua missão. Se entregou em sacrifício, como uma ovelha mansa, sem reagir, foi levado ao matadouro por aqueles que escolheu amar, nos entregou a vida, se doou por nós. E hoje, pela sua morte na cruz, pelo seu sacrifício nos chama, nos atrai e nos dá a salvação.
"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido". | Salmos 34-18
"Sacrifícios agradáveis a Deus são espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus". | Salmos 51-17
Que a partir de hoje você venha se entregar com um coração completamente quebrantado diante do senhor e que você possa receber a novidade de vida que ele tem para você.
Que a paz de Deus que veio a nós por intermédio de Jesus, o Cristo, habite em vossos corações, abundando cada dia mais e que sejais transformados.
Até breve... Joy.
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/bloggarotacrista/
Pinterest: https://br.pinterest.com/garotacristam/
Google Podcasts: https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8yZGZlNzViOC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
Contato:
E-mail: garotacristaoficial.com@gmail.com
Telefone: +55 83 99419-8410
Comments